Colher o máximo de informações necessárias, direcioná-las e obter retorno financeiro com elas. Parece simples, mas nem mesmo as maiores empresas do mundo conseguem administrar o volume de dados digitais. É o que aponta pesquisa da consultoria EIU, Economist Intelligence Unit, feita com 586 executivos da América do Norte e Latina, Europa, Ásia e Pacífico. O levantamento concluiu também que 53% das organizações usam apenas metade das informações em benefício do negócio. Em 2010, consumidores e empresas em todos os países armazenaram mais de 13 exabytes em sistemas, isso equivale a 13 bilhões de pen drives e 1 Gbyte ou mais de 52 vezes as informações existentes em toda a biblioteca do Congresso Americano, por exemplo. Os dados são da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
A consultora Alexandra Hütner concedeu entrevista ao Portal Varejo e discutiu os problemas referentes ao controle de informações digitais e como as empresas podem lidar com o crescente volume de notícias online.
Destacamos alguns pontos importantes desta entrevista:
"O mais importante é que as informações sejam tratadas como um dos bens mais valiosos da empresa e que, estejam prontas para atender os objetivos estratégicos do negócio".
"Nunca será possível administrar todas as informações relativas a uma empresa, mas é completamente possível gerenciar as informações categorizadas como estratégicas e táticas. Basta buscar o alinhamento entre negócio e a equipe de gestão da informação, que normalmente é o núcleo de tecnologia da informação. Além disso:
• Criar um alinhamento baseado no foco do negócio em toda a empresa
• Deixar claro para os executivos da empresa como a TI pode ajudar na gestão da informação
• Dividir responsabilidades a partir da orientação para processos
• Criar uma linguagem comum (dicionário do negócio)
• Considerar todas as partes interessadas no negócio (stakeholders)"
"Como organizar as informações digitais? Terceirizando ou contratando uma equipe responsável?
Aqui está o grande equívoco empresarial, achar que deva existir terceiros para cuidar das suas informações. Esse núcleo já existe dentro da empresa e provavelmente não está bem preparado para exercer tal função: o Núcleo de Tecnologia da Informação.
Uma forma mais rápida é buscar uma consultoria que apoie a TI para tal função e que, em paralelo, treine a equipe em gestão de serviços de TI para garantir que darão continuidade aos objetivos traçados pelo negócio".
"Precisamos buscar a ideal capacitação para nossos profissionais de Tecnologia da Informação e colocar esse núcleo numa posição estratégica! Isso poderá ser alcançado com conhecimento através de treinamento em melhores práticas de mercado".
Veja a entrevista completa na integra:
http://www.portalvarejo.com.br/noticias/empresas-nao-sabem-lidar-com-as-informacoes-2398.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário