quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Empresas não sabem lidar com as informações

Colher o máximo de informações necessárias, direcioná-las e obter retorno financeiro com elas. Parece simples, mas nem mesmo as maiores empresas do mundo conseguem administrar o volume de dados digitais. É o que aponta pesquisa da consultoria EIU, Economist Intelligence Unit, feita com 586 executivos da América do Norte e Latina, Europa, Ásia e Pacífico. O levantamento concluiu também que 53% das organizações usam apenas metade das informações em benefício do negócio. Em 2010, consumidores e empresas em todos os países armazenaram mais de 13 exabytes em sistemas, isso equivale a 13 bilhões de pen drives e 1 Gbyte ou mais de 52 vezes as informações existentes em toda a biblioteca do Congresso Americano, por exemplo. Os dados são da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.


A consultora Alexandra Hütner concedeu entrevista ao Portal Varejo e discutiu os problemas referentes ao controle de informações digitais e como as empresas podem lidar com o crescente volume de notícias online.

Destacamos alguns pontos importantes desta entrevista:

"O mais importante é que as informações sejam tratadas como um dos bens mais valiosos da empresa e que, estejam prontas para atender os objetivos estratégicos do negócio".

"Nunca será possível administrar todas as informações relativas a uma empresa, mas é completamente possível gerenciar as informações categorizadas como estratégicas e táticas. Basta buscar o alinhamento entre negócio e a equipe de gestão da informação, que normalmente é o núcleo de tecnologia da informação. Além disso:

• Criar um alinhamento baseado no foco do negócio em toda a empresa

• Deixar claro para os executivos da empresa como a TI pode ajudar na gestão da informação

• Dividir responsabilidades a partir da orientação para processos

• Criar uma linguagem comum (dicionário do negócio)

• Considerar todas as partes interessadas no negócio (stakeholders)"

"Como organizar as informações digitais? Terceirizando ou contratando uma equipe responsável?

Aqui está o grande equívoco empresarial, achar que deva existir terceiros para cuidar das suas informações. Esse núcleo já existe dentro da empresa e provavelmente não está bem preparado para exercer tal função: o Núcleo de Tecnologia da Informação.

Uma forma mais rápida é buscar uma consultoria que apoie a TI para tal função e que, em paralelo, treine a equipe em gestão de serviços de TI para garantir que darão continuidade aos objetivos traçados pelo negócio".

"Precisamos buscar a ideal capacitação para nossos profissionais de Tecnologia da Informação e colocar esse núcleo numa posição estratégica! Isso poderá ser alcançado com conhecimento através de treinamento em melhores práticas de mercado".

Veja a entrevista completa na integra:

http://www.portalvarejo.com.br/noticias/empresas-nao-sabem-lidar-com-as-informacoes-2398.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguir por Email

Insira seu endereço de email:

Delivered by FeedBurner